A passagem de Edmundo pelo Santos
Edmundo é um dos grandes nomes da história do futebol brasileiro, tendo feito enorme sucesso no futebol carioca e se tornando um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama. Fora do Rio de Janeiro, o “Animal” fez história pelo Palmeiras, jogou por clubes da Europa e também teve uma passagem relâmpago pelo Santos Futebol Clube. Relembre:
Edmundo chegou no Peixe após uma grande polêmica no Vasco da Gama. O “Animal” se desentendeu feio com Romário no time vascaíno e a diretoria cruzmaltina optou por deixar o Baixinho no clube e emprestar Edmundo. E em agosto de 2000, o atacante fechou o alvinegro praiano.
Apesar de ter sido uma passagem rápida, Edmundo não decepcionou com a camisa do Santos. Foram 23 jogos com a camisa alvinegra, marcando um total de 15 gols. Ele foi o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro, com 12 gols. Naquele ano, o atacante viu sua antiga equipe conquistar o título da Copa João Havelange e terminou na 18ª posição da mesma competição com o Peixe.
Apesar de ser conhecido por sua personalidade “explosiva”, foi a experiência de Edmundo que imperou durante sua estadia na Vila Belmiro. Na época, o alvinegro praiano sofria com uma grande crise no elenco por conta da insatisfação com salários atrasados. O “Animal” foi considerado uma espécie de apaziguador dos ânimos dos atletas no balneário do clube.
Mas mesmos com os esforços para tentar controlar a situação, o Santos só piorou financeiramente e o problema com os salários se tornou insustentável. Edmundo deixou o clube após reclamar publicamente em uma coletiva de imprensa sobre a falta de pagamento aos jogadores. No ano seguinte, foi emprestado ao Napoli, da Itália, e assinou de maneira definitiva com o Cruzeiro.